O Disque Denúncia Parauapebas, realiza hoje (10), a cerimônia em comemoração aos dois anos de funcionamento da central, durante a solenidade serão entregues premiações as equipes policiais que mais operacionalizaram denúncias oriundas do serviço.
Prêmio Gol - O Prêmio que já acontece há treze anos no Disque Denúncia do Rio de Janeiro, tem o intuito de motivar as equipes policiais a trazerem respostas para a sociedade sobre as denúncias feitas por ela diariamente na central de atendimento, que funciona em Parauapebas, através do número: (94) 3346-2250. Durante a cerimônia oito equipes serão premiadas com valores entre 200 e 400 reais. Como critério para o pagamento, a ação não poderia resultar em qualquer tipo de violência e deveria ser veiculada na mídia como sendo oriunda da Central do Disque Denúncia.
Vale ressaltar, que durante a solenidade o Disque Denúncia de Marabá, que foi lançado há três meses, vai realizar pagamento de duas equipes do município, trata-se da 1ª Companhia do 4º Batalhão e da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, que somente este mês já realizaram a prisão de cinco narcotraficantes.
O Disque Denúncia é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, e é executado por meio de ações de mobilização social viabilizadas pela articulação com diversos setores, e garante o efetivo controle social através da participação popular na deliberação de políticas públicas. Incentiva a população a prestar informações relevantes de forma anônima, para ajudar principalmente na prevenção e repressão de crimes no município.
A garantia do sigilo e anonimato do denunciante é um grande motivador para que denúncias sejam feitas, uma vez que receios relacionados a represálias deixam de existir.
Atualmente a polícia tem uma poderosa ferramenta e compreende a importância de um olhar atento e uma voz anônima que pode evitar, interromper ou esclarecer um crime, continue colaborando pelo número (3346 2250).
Nenhum comentário:
Postar um comentário